Cristianismo e Espiritismo




Se buscarmos a coerência entre JESUS e KARDEC, o MESTRE e o APÓSTOLO, entre o MESSIAS e o CODIFICADOR, nos será fácil compreender que o Espiritismo é o Cristianismo redivivo, pois as aparentes coincidências não são mais que a ratificação do último pelo primeiro.

EMMANUEL disse: “JESUS, o Mestre; KARDEC, o Professor”, e ao relacionar suas funções messiânicas e apostólicas ressalta a semelhança entre ambos, porque se Jesus se refere a DEUS relacionando a fé sem obras, Kardec fala de Deus ligando as obras com a fé.

Jesus é combatido desde a primeira hora do Evangelho; Kardec é impugnado desde o primeiro dia do Espiritismo; o primeiro, pelos que se encontram nas trevas da ignorância e o segundo pelos que resistem em ver a luz.

Cristianismo e Espiritismo: Jesus e Kardec. Um caminha sem convenções, o outro atua sem preconceitos; o Mestre exige coragem nas maquinações sub-reptícias, no ódio e no clima mental; o Messias convida ao Amor, sendo sua premissa: “somente pelo amor será salvo o homem”, o Codificador estimula a Caridade: “fora da caridade não há salvação” corroborando a premissa de Jesus.

E segue Emmanuel:

“Jesus consola a multidão; Kardec esclarece o povo. Jesus desperta o sentimento, Kardec ilumina a razão. Jesus constrói, Kardec consolida. Jesus revela, Kardec amplia. Jesus propõe, Kardec expõe. Jesus lança as bases do Cristianismo entre fenômenos mediúnicos, Kardec recebe na Terceira Revelação os princípios da Doutrina Espírita através da mediunidade. O Mestre disse: “é necessário nascer de novo”; Kardec explica a "reencarnação". E quando o Codificador faz menção a outros mundos habitados, está ratificando o que disse o Messias: “Muitas moradas há na casa de meu Pai”. Jesus – o Cristianismo, Kardec – o Espiritismo, ambos perfeitamente conjugados pela sabedoria Divina frente ao acesso aos mais altos valores da vida.

Conclui EMMANUEL: “Jesus é a porta, Kardec é a chave”.

Portanto, a Verdade anunciada pelo Mestre sobre a emancipação do homem segundo suas próprias obras, está ampliada na codificação kardequiana, que é a chave que abre a porta que leva ao conhecimento das Leis do Criador.

CRISTIANISMO e ESPIRITISMO: sinônimos. Ontem e hoje enlaçados pela Sabedoria Divina. Tudo continua, nada se detém porque tudo é... ETERNIDADE.

Enviado por: Angélica

Fonte: Adaptação de artigo publicado na Revista “André Luiz” – Ano XVI – n. 3-4, de 1985

Nenhum comentário: