Mensagem de fé


“Pai, salva-me desta hora; mas para isto vim a esta hora". Jesus (João, 12:27)


Esta frase foi dita por Jesus, pouco depois de sua entrada triunfante em Jerusalém.

O Mestre preparava seus discípulos para os momentos difíceis que viriam com a sua prisão e crucificação.

Naquele dia todos estavam felizes e Jesus surpreende a todos anunciando que se aproximava o dia de sua glorificação através da morte.

O Mestre sofria ao pronunciar essas palavras; no entanto, Ele sabia que para isso veio ao Mundo.

Jesus sabia os momentos difíceis que teria de enfrentar; a tortura física a que seria submetido; a tortura moral, resultante do abandono e a ingratidão dos entes queridos.

E, no entanto, Ele tudo suportou: a ironia, o suplício e a cruz; a traição de Judas, a quem perdoou antecipadamente, da mesma forma que previu e perdoou a negação de Pedro.

Jesus veio para nos ensinar e nos mostrar como devemos agir em situações semelhantes à crise que Ele experimentava quando pronunciou essas palavras; sabia exatamente o que enfrentaria, embora tivesse esperança de que conseguiria abrir os olhos do povo escolhido para receber a Sua mensagem de Amor.

Jesus sabia qual era a sua missão na Terra e o que teria que enfrentar e estava preparado para os acontecimentos, para o momento de crise.

E nós?

Acaso sabemos por que estamos aqui?

Qual a nossa missão ou tarefa? Por que renascemos na Terra?

A maior parte de nós não sabe e uma minoria tem uma pálida idéia do seu papel ou de sua tarefa no Mundo.

Espíritos a caminho da luz (em evolução) devemos estar preparados para os momentos difíceis, para as dificuldades e as provações; para as “crises” que surgem em nossas vidas e das quais ninguém escapa.

E tal como Paulo, de Tarso, às portas de Damasco, algumas vezes nós também precisamos cair diante de Jesus e Lhe perguntar: “Senhor, que queres que eu faça?”

Jesus carregou a sua cruz e suportou corajosamente o suplício para nos mostrar que as dificuldades que enfrentamos são necessárias para a nossa evolução espiritual.

Por isso Ele diz que é preciso que o grão de trigo que cai na terra morra para produzir frutos.

A terra se prepara para ser rasgada pelo arado para receber a semente e ajudá-la a se tornar uma bela árvore, e produzir muitos frutos.

O minério deverá se submeter ao fogo para se transformar em jóia preciosa.

A madeira precisa submeter-se ao machado para se transformar em móvel.

O mesmo acontece conosco, seres inteligentes da Criação.

Todos nós somos chamados, convidados a realizar a nossa transformação interior e o Pai usa de recursos como os momentos de crise para nos despertar para uma nova vida, para a renovação interior.

Somos Espíritos, criados por Deus simples e ignorantes, mas destinados a evoluir incessantemente, até atingirmos a perfeição.

Joanna de Ângelis, através de Divaldo Pereira Franco, nos ensina que “a provação, para o Espírito encarnado é fogo purificador”.

O fogo purificador são as dores que devemos suportar e provam o valor de nossa fé; até onde ela consegue resistir; a nossa confiança em Deus.

Ter fé é confiar na assistência divina; é ter certeza de que Deus caminha ao nosso lado e nos ajuda a enfrentar todas as lutas e todos os problemas, por mais difíceis que eles sejam.

Mas precisamos de humildade para aceitar o que não compreendemos e saber que tudo tem um propósito: a nossa evolução espiritual, único modo de atingirmos os Planos Espirituais mais evoluídos; ter confiança de estar no caminho que irá nos levar à Verdade.

Não esquecer jamais das palavras de Jesus:

“Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.”

O consolo é Jesus quem nos dá, através de seu Evangelho de Amor, a Luz que ilumina a estrada que devemos percorrer para atingir o Reino dos Céus.

Jesus, quando pede ao Pai que o salve daquela hora, sabe que para isso veio ao Mundo e se submete porque chegara a hora do seu testemunho e da sua Glória.

Para nós, cristãos, a hora do testemunho também chega e não devemos recuar diante do sofrimento, mas aprender a usá-lo em nosso favor com confiança em um Pai de misericórdia e a favor do próximo, com alegria, porque, segundo o Evangelho, “a isso fomos chamados”, assim como Jesus, que renunciou em nosso benefício, deixando-nos o modelo espiritual que nos compete atingir.

Esta é a única maneira que temos de provar a nossa fé e a nossa submissão à vontade do Pai, assim como fez Jesus, e a única maneira de enfrentar as dificuldades que se apresentam em nossas vidas.

Fontes consultadas para preparação do texto:
XAVIER, Francisco Cândido. Pelo Espírito Emmanuel. Vinha de Luz. FEB. Mensagem n. 58: Crises.
XAVIER, Francisco Cândido. Pelo Espírito Emmanuel. Fonte Viva. Mensagem n. 171: Testemunho.
A Bíblia de Jerusalém – Novo Testamento, São Paulo, Edições Paulinas, Evangelho de João, 12:27.
KARDEC, Allan – O Evangelho Segundo o Espiritismo, FEB, Cap. V: Bem-aventurados os aflitos.
FRANCO, Divaldo Pereira. Pelo Espírito Joanna de Ângelis. Messe de Amor. Mensagem 53: Provações.


Nenhum comentário: